contato361-3327-2352 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Artigos

Categoria: Informações

POSTAGEM DE UMA INTERNAUTA: Na boa, que trabalho obsoleto e inútil. Serve só para sugar dinheiro do Estado. Sinto muito. Desde que inventaram os vídeos, esse ato não faz sentido algum. Basta gravar e reduzir tudo a termo. Simples assim. Temos até tecnologia que faz isso automaticamente hoje em dia. Isso mostra o quanto o Estado é atrasado. Uso como parâmetro o fato de só agora processos estarem se tornando digitais, mais de 20 anos após a popularidade da Internet.

RESPOSTA DO PROFESSOR WALDIR CURY: Países mais avançados em “tecnologias” continuam se valendo da taquigrafia, quer a taquigrafia manual, quer a taquigrafia mecânica (estenotipia). 

Usam “tecnologias avançadas”, mas não prescindem do taquígrafo!  Posso citar, como exemplos, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, França, Japão ...

Se você assistir a uma sessão do Parlamento alemão, verá o revezamento de taquígrafos no plenário, para registrar e acompanhar, “ipsis verbis”, os discursos, os apartes, os debates, e tudo que se passa durante a sessão.

Os países que dispensaram o uso dos taquígrafos, dispensaram-nos por um único e só motivo: não encontraram taquígrafos para exercerem a função!

Por outro lado, é preciso tomar muito cuidado para não enaltecer, de modo exagerado, as “altas tecnologias”, principalmente neste quesito de “registro da palavra oral”, como também na questão referente à “tradução”!

Faça uma experiência bem simples: pegue um texto de um jornal chinês online, e coloque-o no “tradutor chinês-inglês online”. Veja, com os seus próprios olhos, o resultado da “alta tecnologia”!

Para melhor compreensão do trabalho ímpar de um taquígrafo no Legislativo ou no Judiciário, por gentileza, leia este artigo que escrevi com o título: EM QUE PODE A TECNOLOGIA AJUDAR A TAQUIGRAFIA? É o item 4 neste link: http://www.taquigrafiaemfoco.com.br/variedades.htm

 

Curso de Taquigrafia

 Direção: Paulo V.B. Xavier - 64 anos de taquigrafia. Muita Experiência. Mais Resultados.

CGC 26.471.466/0001-69 – CF/DF – 07.320.208/001-96 Shopping Liberty Mall, Torre A, 3º andar, Sala 304, Fone (61) 3327-2352 Correspondência: SCN, Q.02, Bloco D, Torre A,

3º andar, Sala 304, Brasília, DF – CEP 70710-500 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

logo-add