contato361-3327-2352 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

caneta-lema

"A persistência é a virtude da tenacidade; é, por outro lado, a severa coragem para enfrentar dificuldades e resistir ao desânimo diante dos contratempos."

No momento em que Brasília completa 55 anos, documentos originais da época de sua construção podem ser conhecidos por quem visitar o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o MoMA. É a mostra "Latin America in Construction: Architecture 1955-1980", que pretende oferecer "uma visão complexa da posição, debates e criatividade arquitetônica do México e Cuba até o Cone Sul, entre 1955 e início de 1980".

Técnicos da instituição norte-americana escolheram três pranchas de desenhos que fazem parte dos mais de 500 documentos produzidos para o projeto de estruturas de concreto do Palácio do Congresso Nacional, que estão sob a guarda da Câmara dos Deputados. De acordo com o Departamento Técnico (Detec) da Casa, nelas estão representados os complexos sistemas de vigas principais e secundárias, escondidos entre as lajes da plataforma que suportam as cúpulas aparentes do Palácio.

"A construção do Palácio do Congresso Nacional, projetado por Oscar Niemeyer para Brasília na década de 50, foi viabilizada, além da habilidade criativa do arquiteto, também pela capacidade do engenheiro Joaquim Cardozo nas soluções estruturais. Os desenhos originais mostram parte da complementaridade entre arquitetura e engenharia", destaca o arquiteto Elcio Gomes, do Detec.

Antes de serem enviadas para Nova Iorque, as três pranchas de desenhos passaram por um minucioso trabalho de restauração, realizado no laboratório da Coordenação de Preservação de Conteúdos Informacionais (Cobec), do Centro de Documentação e Informação da Câmara, entre agosto de 2014 e janeiro de 2015.

A chefe da Seção de Conservação e Restauração da Cobec, Gilcy Rodrigues, ressalta que esse é um reconhecimento do trabalho realizado na Câmara dos Deputados. "É muito gratificante saber que nossos bens culturais foram solicitados para serem expostos fora do Brasil. Fazemos parte desse contexto histórico de construção da América Latina, pois ao guardarmos e preservarmos esses bens estamos ajudando a contar aos demais a história do nosso país".

Além dos desenhos do Palácio do Congresso Nacional, documentos pertencentes a outras instituições também foram selecionados. A exposição "Latin America in Construction: Architecture 1955-1980" está aberta ao público até o dia 19 de julho deste ano.

Fonte: http://www2.camara.leg.br

Curso de Taquigrafia

 Direção: Paulo V.B. Xavier - 64 anos de taquigrafia. Muita Experiência. Mais Resultados.

CGC 26.471.466/0001-69 – CF/DF – 07.320.208/001-96 Shopping Liberty Mall, Torre A, 3º andar, Sala 304, Fone (61) 3327-2352 Correspondência: SCN, Q.02, Bloco D, Torre A,

3º andar, Sala 304, Brasília, DF – CEP 70710-500 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

logo-add