contato361-3327-2352 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

caneta-lema

"A persistência é a virtude da tenacidade; é, por outro lado, a severa coragem para enfrentar dificuldades e resistir ao desânimo diante dos contratempos."

alrs1

No universo taquigráfico brasileiro todos reconhecem a importância histórica do serviço taquigráfico praticado, desde sempre, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, que cultivou e cultiva uma plêiade de profissionais com renome internacional.

A tal ponto se elevou o prestígio dos taquígrafos gaúchos funcionários da Assembleia que não raramente muitos deles assumiram cargos de relevo na administração geral da Casa.

Pois bem, um projeto que visa a refazer o organograma da ALRS dispõe sobre a extinção pura e simples do Departamento de Taquigrafia e de três das quatro divisões atualmente instaladas.

Caso se concretize esse intento, serão prejudicados serviços essenciais ao funcionamento do Legislativo, tais como:

- gravação, registro, revisão, editoração final e publicação na Internet e no Diário da Assembleia Legislativa de todas as transcrições e atas de sessões plenárias, numa média anual de 10 mil páginas transcritas;

- gravação (inclusive no interior do Estado), registro, revisão, editoração final e publicação na Internet de transcrições e áudios de reuniões de comissões e eventos institucionais, numa média anual de 10 mil páginas transcritas e 1.200 horas de gravações particionadas por orador;

- sonorização de todos os eventos institucionais, numa média anual de 3.800 horas de sonorização;

- publicação do áudio on-line “Ouça os Deputados”, particionado por orador e com resenhas dos pronunciamentos;

- publicação dos discursos na página de cada deputado no site da Assembleia Legislativa, com resenha dos pronunciamentos;

- organização e manutenção dos arquivos digitais de texto e áudio que compõem os anais da Assembleia Legislativa. gerenciamento de dois contratos com empresas terceirizadas (sonorização e gravação digital).

Destaca-se, ainda, o gerenciamento do Sistema de Acompanhamento Taquigráfico (SAT), software composto por três módulos (gravação e gerenciamento de tarefas, transcrição e áudio on-line). Atualmente, está sendo finalizado termo de referência visando à aquisição de um software mais atualizado, que contará inclusive com a ferramenta de decodificação de voz, a qual, se atingir um índice de aproveitamento superior a 80% das palavras proferidas, trará impacto positivo na produtividade do departamento, pois será suprimida a etapa da digitação.

Queixam-se os taquígrafos gaúchos da falta de transparência na elaboração desse projeto, de tal forma que desconhecem de quem é a autoria do estudo de reorganização do organograma proposto, que prejudica dedicados e competentes funcionários, bem como reduz o Departamento de Taquigrafia da ALRS a uma mera divisão.

Em documento que será distribuído aos deputados estaduais, com prestação de esclarecimentos, os taquígrafos da ALRS alertam: “Tendo em vista a manutenção desses serviços em aceitáveis parâmetros de produtividade e qualidade, uma vez que atendem diretamente à atividade-fim desta Casa Legislativa, pedimos o apoio de V. Exa., sabendo que a extinção do Departamento e de Divisões do Departamento de Taquigrafia, ainda que  posteriormente se demonstre equivocada, será de difícil reversão”.

É, portanto, imprescindível a manutenção da atual e excelente estrutura organizacional do Departamento de Taquigrafia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

Curso de Taquigrafia

 Direção: Paulo V.B. Xavier - 64 anos de taquigrafia. Muita Experiência. Mais Resultados.

CGC 26.471.466/0001-69 – CF/DF – 07.320.208/001-96 Shopping Liberty Mall, Torre A, 3º andar, Sala 304, Fone (61) 3327-2352 Correspondência: SCN, Q.02, Bloco D, Torre A,

3º andar, Sala 304, Brasília, DF – CEP 70710-500 - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

logo-add